quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Efeito platô???

Para quem que está fazendo reeducação alimentar, nada pode ser mais frustrante e desanimador do que se dedicar a ter uma alimentação saudavel, praticar corretamente exercícios físicos, fazer tudo certinho e perceber que os ponteiros da balança não descem, ao contrário, neste momento o que desce lá no pé é a nossa autoestima, pois deixamos de acreditar em nós, achamos que não vamos atingir nosso objetivo de emagrecer e então desistimos de  tudo que tinhamos planejado, porém antes de desacreditar em você e desistir de tudo esteja atenta, você pode estar sofrendo com o efeito PLATÔ.
O efeito platô ocorre geralmente no meio da dieta e se caracteriza pela parada no emagrecimento, é uma reação natural do nosso organismo ao tentar se adaptar a uma redução de ingestão calórica, esse efeito segundo os especialistas ocorre principalmente em regimes radicais, desregrados e sem acompanhamento médico.
Segundo os nutricionistas, não há uma teoria lógica para esse processo, porém acredita-se que o efeito platô ocorra devido a uma redução no metabolismo, pois a partir do momento que iniciamos uma dieta começamos a ingerir um valor calórico muito abaixo do habitual, com isso o organismo tende a passar por ajustes, resultando numa desaceleração do metabolismo que por consequência breca a perda de peso.
É importante ressaltar que nem toda dieta resulta num efeito platô e que não existem dietas ideais, o que existe são dietas possíveis, por isso o efeito platô dependerá muito do tipo de dieta que está seguindo e também do tipo de exercício físico que está praticando, pois muitas vezes nos dedicamos tanto aos exercícios que perdemos muita massa magra em comparação a dieta, com isso o metabolismo tende a baixar consideravelmente. O segredo para fugir do efeito platô está em criar uma alternância entre as dietas, importante também não manter uma dieta restritiva por períodos muito prolongados, alternando o esquema alimentar sem deixar a prática de atividades físicas de lado, variando também quanto ao tipo de atividade física.
Se precisar reduzir grandes quantidades de peso, a dica é procurar por um nutricionista para que este possa estipular um cardápio saudável com o qual possa eliminar peso, porém de forma saudável, dietas rígidas devem ser observadas com muito cuidado, visto que em longo prazo não trazem benefícios  a saúde.
Quando o assunto é perda de peso temos que buscar sempre pela forma mais saudável, pois como sempre ouvimos milagres não existem. A maioria das pessoas deseja perder peso de forma imediata e rápida, por isso buscam por dietas mirabolantes e restritivas e essa restrição total resulta no efeito platô ou efeito sanfona. É preciso ter a consciência que para se perder peso com saúde o processo se inicia na redução gradativa do que comer, não podemos simplesmente parar de comer do nada imaginando que não haverá consequências. No processo de emagrecimento além de determinação e paciência, associar uma alimentação equilibrada com a prática orientada de atividades físicas é a palavra chave e o segredo para emagrecer.

Um comentário: